Vereador cobra redução no número de agentes de saúde
O Dia Mundial da Saúde, comemorado ontem (7), foi um dos principais temas nas discussões da Câmara de Vereadores de Brusque. O assunto serviu para um novo embate entre oposição e situação, representadas nas figuras do democrata Dejair Machado e do petista Valmir Ludvig. Machado utilizou a redução no número de profissionais que atendem no Programa de Estratégia Familiar, antigo PSF, mais precisamente na função de agentes de saúde, para alfinetar o governo municipal.
De posse de dados, o democrata criticou a redução de 158 para 97 pessoas que integram o grupo. "Isso é uma coisa que nos preocupa. Primeiro porque o próprio organismo, vinculado ao ministério da Saúde, prescreve um número entre 400 a 750 pessoas atendidas por um agente de saúde. Desta forma vamos passar a ter, em função do número de habitantes, quase mil pessoas por agente de saúde", destacou Machado.
Outro ponto criticado pelo representante da oposição é quanto à transferência de local de alguns médicos. O fato de o profissional já estar lotado em determinada localidade faz com que ele tenha proximidade com a população. A mudança, no entendimento de Dejair, prejudica todo o trabalho realizado. As cobranças e comparações feitas por Dejair entre o governo atual e o anterior, no que diz respeito ao assunto, arrancaram risos do prefeito Paulo Eccel, que acompanhava o discurso na mesa diretora ao lado do presidente Vilmar Bunn (PDT).
Valmir Ludvig, líder do governo, defende o Executivo. "Primeiro que tem que ter uma diferença no fato de que a prefeitura trabalhava seis (horas), e agora trabalha oito horas (por dia). Isso já responde algumas das indagações. Outra, é que a prefeitura colocou em dia todos os repasses em atraso ao Hospital de Azambuja", rebateu o petista.
Os vereadores aprovaram ainda na sessão de ontem dois projetos de lei encaminhados pela prefeitura. O de número 21/2009 autoriza o repasse de recursos para a Associação de Pais e Professores (APP) do Centro de Educação Infantil Tia Laura. O objetivo é de restituir valores com a reforma da unidade de ensino. Já o projeto de lei 43/2008, autoriza o Samae a instaurar o sistema de sobreaviso, no qual funcionários devem ficar de plantão para atendimento no caso de situações de emergência no município.
Foram aprovados ainda uma moção de autoria do vereador Alessandro Simas (PR), que homenageia os pilotos Deni Nascimento, Aristides Mafra e André Hort pelo desempenho no Rally Rota do Sudeste. Também de autoria do vereador do PR, foi aprovado o requerimento que solicita ao prefeito Paulo Eccel uma audiência com representantes da Associação Desportiva Brusque, sobre o patrocínio e a manutenção da equipe de voleibol feminino que hoje pertence à Brasil Telecom.



